VISÃO


                  UMA FUSÃO HISTÓRICA CEM ANOS DEPOIS

O encontro histórico entre o Reverendo William Seymour e o Bispo Charles Mason em 1906, deu origem à primeira e mais vibrante denominação pentecostal do planeta. Elder Mason era um pregador holiness do Sul dos EUA, fundador da antiga e tradicional Igreja de Deus em Cristo (1897), que após sua passagem pela Missão da Fé Apostólica na Rua Azuza em Los Angeles, e seu poderoso contato com o avivalista William Seymour, recebeu a experiência pentecostal e renovou a Igreja de Deus em Cristo tornando-a pentecostal. A perspectiva da COGIC-MFA é a fusão entre os princípios espirituais que promoveram o avivamento da Missão da Fé Apostólica de Seymour em Los Angeles, e a entusiasmada cultura litúrgica da Igreja de Deus em Cristo de Mason em Memphis. Agora, exatamente 104 anos depois, estas duas forças espirituais se unem para a Colheita Final, onde “os feixes de trigo regados pela chuva serôdia do último avivamento, são ajuntados nos celeiros do velho estábulo do pentecostes”, mas dessa vez, o campo de trigo não é na Califórnia, mas em São Paulo (Brasil), no Município de São Mateus.

     A CONSTRUÇÃO DA VISÃO NA COGIC MISSÃO DA FÉ APOSTÓLICA

Uma visão da Última Grande Colheita foi dada à liderança da COGIC-MFA (Pastor Enéas e Pastora Gisele), porém, essa visão não se deu como um “download” espiritual, mas foi construída no espírito do ministério pelo Espírito de Deus. Sob influência do mover do Espírito nos primeiros missionários suecos Daniel Berg e Gunnar Vingren, que aportaram no Brasil em 1910 trazendo da outra América a Fé Apostólica (que mais tarde em 1918 passou a chamar-se Assembléia de Deus), a liderança apostólica da COGIC-MFA mesclou a doutrina pentecostal clássica e a visão apostólica do Reino de Deus, estabelecendo uma forma flexível e arrojada de culto e vida em comunhão, buscando a semelhança das primeiras comunidades apostólicas da Igreja. A Doutrina e o Evangelho do Reino norteiam a VISÃO COGIC MFA. Cremos que essa construção espiritual que se dá em milhares de igrejas ao redor do mundo, culminará com o avivamento global da Igreja de Deus, e essa visão se alicerça sobre a revelação da verdadeira UNIDADE da Igreja.

  CAMINHANDO POR REVELAÇÃO PARA A REFORMA APOSTÓLICA

A visão da Igreja de Deus em Cristo Missão da Fé Apostólica não consiste em algum tipo de plágio de movimento espiritual. É um caminhar em revelação do Espírito, absorvendo gradativamente as direções e comandos de Deus para a Igreja no tempo do fim. Considerando-se parte da Nova Reforma Apostólica, porém sem vínculos institucionais com a mesma, a COGIC-MFA reconhece a autoridade eclesiástica de nossa amada Igreja de Deus em Cristo e a suprema Autoridade Espiritual do Espírito de Deus, sujeitando-se ao governo episcopal da COGIC e prioritariamente ao governo teocrático do Reino. Essa é a declaração da liderança e presbitério apostólico da COGIC-MFA: “Mas faço-vos saber, irmãos, que o evangelho que por mim foi anunciado não é segundo os homens, porque não o recebi, nem aprendi de homem algum, mas pela revelação de Jesus Cristo.” (Gl 1:11-12).

        CRIANDO A MENTALIDADE DE AVIVAMENTO

Por meio de esforços didáticos de discipulado e treinamento de liderança, a COGIC-MFA almeja criar nos santos uma mentalidade espiritual de avivamento, preparando vidas para o último poderoso derramar do Espírito de Deus. Esta mente renovada (Rm 12:2) é a própria mente de Cristo (I Co 2:16) restaurada à Igreja hodierna. Eis algumas características dessa mentalidade de avivamento: Não se ofender com nada; Considerar a superioridade do próximo; Dar preferência ao próximo; Obediência irrestrita ao Espírito Santo; Princípio da Aliança; Submissão e honra as autoridades constituídas; Pureza moral bíblica; Vida de renúncia diária; Vida de amor incondicional; Erradicação da maledicência e murmuração; Vida de perdão constante, dentre outras. Este é o ministério profético da COGIC-MFA: Anunciar o Reino Preparar o caminho do Senhor.    

       O MINISTÉRIO APOSTÓLICO DA LIDERANÇA DA COGIC-MFA

Apóstolo Enéas Ribeiro, dado o legalismo institucional vigente nos seguimentos denominacionais, relutou alguns anos em reconhecer sua chamada apostólica, mas acerca da resistência religiosa à mesma, o irmão Enéas responde se reportando em amor aos membros da COGIC-MFA com as palavras de Paulo: “Se eu não sou apóstolo para os outros, ao menos o sou para vós; porque vós sois o selo do meu apostolado no Senhor. Esta é a minha defesa para os que me condenam.” (I Co 9:2). Como fundador de igrejas e estabelecedor do governo de Deus, pastor Enéas, como prefere de ser chamado, assumiu a paternidade espiritual de muitos líderes cristãos, pregadores e pastores da COGIC e de outras denominações. A manifestação dos demais quatro ofícios do ministério cristão (profeta, evangelista, pastor e mestre) em seu ministério, é outra evidência apostólica que o credencia ao apostolado. Apóstolo Enéas sente-se jubiloso por liderar e servir um poderoso e visionário presbitério apostólico.



DECLARAÇÃO DE VISÃO E PROPÓSITO
Igreja de Deus em Cristo – Missão da Fé Apostólica
  
NOSSA DECLARAÇÃO DE VISÃO SUPREMA: O REINO DE DEUS

NOSSA DECLARAÇÃO DE PROPÓSITO: Impactar nossa comunidade com o Evangelho do Reino e estabelecer a Igreja de Deus em Cristo com seu legado e cultura, promovendo a unidade bíblica e a conservação da Fé Apostólica, enquanto empreendemos projetos missionários de alcance global.

Nenhum comentário:

Postar um comentário