HISTÓRIA


A IGREJA DE DEUS EM CRISTO em SÃO MATEUS

No dia 11 de Março de 2010, após uma fecunda e imaculada história ministerial nas Assembléias de Deus do Brasil (Ministério de Madureira) do Município de São Mateus, onde fui consagrado ao presbitério em 2005 pelo Pastor Sérgio Martins Evangelista (o então dirigente da “Igreja do Relógio), à Evangelista pela imposição de mãos do Pastor Samuel Cássio Ferreira em 2006, e ao pastorado pelo Bispo Manuel Ferreira em 2008, despedi-me da última congregação que dirigi da AD (Pq. São Rafael) sob a gestão a gestão do Pastor Deiró de Andrade.
Movido por uma direção “insistente” do Espírito Santo para o início de um ministério apostólico e por uma forte identificação com a cultura pentecostal afro-americana, minha esposa e eu migramos para a COGIC – Church Of God In Christ (Igreja de Deus em Cristo), 3º Distrito, sob a liderança espiritual do Superintendente Ivo Mariano.
Minha recepção como membro da COGIC Resgate para Vida (Pr. Ivo Mariano) aconteceu no dia 13 de Março de 2010 no culto de Santa Ceia Distrital. Logo nasceu em meu coração o desejo de plantar uma Igreja de Deus em Cristo no Município de São Mateus, e o Senhor Jesus moveu-me a denominá-la Missão da Fé Apostólica (MFA), num ato profético de herança e honra à história Centenária do Movimento Pentecostal oriundo da Rua Azuza, 312. Tendo recebido aprovação do Superintendente Ivo Mariano para tal, comecei a empreender pequenos esforços evangelísticos para dar início a esta visão. O primeiro deles foi o início dos cultos em minha casa, na Rua Domiziano Rossi, em São Mateus. O primeiro culto aconteceu no dia 2 de Abril de 2010 como segue na Ata: “Aos dois dias do mês de Abril do ano de dois mil e dez, na residência nº652 A no Município de São Mateus, na Capital do Estado de São Paulo (SP), às vinte e uma horas e trinta minutos (21:30hs), reuniram-se diversos irmãos (que citaremos à seguir) pela primeira vez em caráter religioso, como Igreja, na configuração de ponto de pregação da futura COGIC Missão da Fé Apostólica. Presidiu a reunião em sua residência o Pastor evangélico Enéas Ribeiro dos Santos, juntamente com sua esposa, Pastora Gisele de Abreu Sprocatti Ribeiro dos Santos, ambos da COGIC3 – Resgate para Vida (Pastor Superintendente Ivo Mariano). A liturgia consistiu de aproximadamente vinte minutos de cânticos, quarenta minutos de oração coletiva, manifestações dos dons proféticos, novamente dez minutos de cânticos, e a pregação da Palavra de Deus pelo Pastor Enéas, fazendo a leitura e explanação do texto do Salmo quarenta e dois, e versos um e sete. Encerrou-se a reunião com o Pastor Enéas expondo parte dos projetos e da visão para a inauguração da Missão da Fé Apostólica. Compunha o número dos presentes: Enéas Ribeiro, Gisele Sprocatti, Hadassa Sprocatti Ribeiro, Eduardo Prestes, Adriana Prestes, Davi, Luciana, Sandra, Maria dos Humildes, Viviane, Liliane, Delcilene, Diogo, Maria Silveira, Carlinhos, Esdras Ribeiro, Hildene Ribeiro.
Desde então, realizamos esses cultos em minha casa, sempre com a marca da presença de Deus em nosso meio, e a ênfase na oração fervorosa, louvores em quebrantamento e muita Palavra de Deus.
Desde o início da visão, muitos irmãos amigos da querida Assembléia de Deus, expressaram o desejo e se uniram ao nosso ministério por perceberem no espírito que estamos debaixo de grandiosas promessas de crescimento e avivamento espiritual. Começamos a observar a disposição dos irmãos em cooperar e contribuir para o estabelecimento da MFA.
Nosso primeiro templo (um salão alugado) foi inaugurado no dia 10 de Outubro de 2010 (10/10/10), ainda na Rua Domiziano Rossi nº 683, com a presença do Superintendente Ivo Mariano e sua Diretoria, além do Coral Resgate para Vida.
Após um crescimento estrondoso e repentino, nos mudamos para um salão maior (capacidade de público quadruplicada) em Novembro de 2011. Muitos tem sido salvos, curados e santificados na COGIC-MFA na Rua Doutor Galvão Guimarães, 126 no Jardim Santa Adélia em São Mateus. Ao longo do ano de 2012 temos sido iluminados com a visão restaurada e restauradora do Reino de Deus e o Mover apostólico. Agora, estamos caminhando profeticamente para o propósito divino de nosso ministério que tem desfrutado de crescimento contínuo em números e maturidade espiritual.  


Um comentário:

  1. Como membro da igreja de Deus em Cristo 3 debaixo das orações do meu bispo Ivo mariano, sou grato a Deus em ver o pastor Enéias Francisco ministrar a palavra de Deus com tanta sabedoria.

    ResponderExcluir